O QUE É CROSSFIT?

maos ao alto.jpg

CrossFit é um programa de exercícios físicos desenvolvido por Greg Glassman ao longo de várias décadas. Fundador e CEO da CrossFit, Glassman foi a primeira pessoa a definir o condicionamento físico de uma maneira significativa e mensurável: maior capacidade de trabalho através de tempo amplo e domínios modais. Ele então criou um programa pensado especificamente para melhorar a forma física e a saúde.

O CrossFit se constitui de movimentos funcionais constantemente variados realizados em alta intensidade. Todos os exercícios de CrossFit são baseados em movimentos funcionais, e esses movimentos refletem os melhores aspectos de ginástica, levantamento de peso, corrida, remo e muito mais. São os movimentos centrais da vida. Como movem as maiores cargas pelas distâncias mais longas, são ideais para maximizar a quantidade de trabalho realizado no menor período de tempo. A intensidade é essencial para os resultados e é mensurável como trabalho dividido por tempo – ou força. Quanto mais trabalho é feito em menos tempo, ou quanto maior é a força utilizada, mais intenso é o esforço. Empregar uma abordagem constantemente variada ao treinamento, aos movimentos funcionais e à intensidade leva a ganhos dramáticos em termos de condicionamento físico.

A comunidade que surge espontaneamente quando as pessoas praticam esses treinos juntas é um componente essencial do motivo pelo qual o CrossFit é tão eficaz e deu origem a uma rede global de CrossFit que chega a mais de 13.000 afiliados. Aproveitar a camaradagem, a competição e a diversão naturais de esportes ou jogos, produz uma intensidade impossível de ser obtida por outros meios.

O programa de CrossFit é baseado em dados. Ao usarmos quadros brancos como placares, mantendo pontuações e registros precisos, usando o relógio e definindo com precisão as regras e padrões de desempenho, não apenas motivamos um resultado sem precedentes, como também derivamos métricas relativas e absolutas em cada treino. Esses dados têm um valor importante muito além da motivação.

CrossFit é um programa de treinamento coletivo de força e condicionamento físico desenvolvido para melhorar a competência do indivíduo em todas as tarefas físicas. O programa tem aplicação perfeita para qualquer indivíduo comprometido, independentemente da sua experiência. Escalamos carga e intensidade, não modificamos o programa. As necessidades de atletas olímpicos e de nossos avós diferem pelo grau, não pelo tipo.

 

Esse exercício é orientado para o resultado, baseando-se em três princípios:​

  • Movimentos Funcionais: movimentos utilizados que se aproximam muito dos nossos movimentos diários, recrutando vários grupos musculares em um único movimento;

  • Alta Intensidade: utilizada para que tenhamos melhor condicionamento físico;

  • ​Variação constante: com movimentos variados driblamos a rotina e nos preparamos para a infinidade de tarefas que a vida nos apresenta. A combinação destes princípios trabalha as 10 aptidões físicas do indivíduo que são resistência cardiorrespiratória, resistência física muscular, força, flexibilidade, agilidade, velocidade, potência, coordenação, precisão e equilíbrio, melhorando, assim, a qualidade de vida de quem pratica.